Pesquisar o ensino

Deslocamentos eróticos no estudo de professores memoráveis

Autores

  • Maria Victoria Crego Universidad Nacional de Mar del Plata
  • Francisco Ramallo Universidad Nacional de Mar del Plata -CONICET
  • Luis Porta Universidad Nacional de Mar del Plata - CONICET

DOI:

https://doi.org/10.35305/rece.v2i18.785

Palavras-chave:

Docencia, Escuela secundaria , Autobiografía, Investigación narrativa

Resumo

Em nossa comunidade, a docência é investigada na compreensão cultural, subjetiva, íntima e erótica oferecida pela narrativa autobiográfica. Para além da representação dos sujeitos envolvidos, a pesquisa que apresentamos se reconhece em cinco deslocamentos eróticos em relação ao estudo de professores memoráveis, categoria que há mais de duas décadas concentra diferentes investigações no Grupo de Pesquisa em Educação e Estudos Culturais (GIEEC). O adjetivo eróticos nesses deslocamentos partem da enunciação proposta pela pesquisadora-professora que narrou esta investigação, a partir de cinco categorias de análise que deslocam o interesse entre os dados e as experiências na posição desta investigação (montagens contrainterpretadas, anotações de entrevistas, memorização conversada, histórias consentidas e intervenções vocalizadas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguirre, J.; Porta, L. y Ramallo, F. (2018). La expansión (auto)biográfica: Territorios habitados y sentidos desocultados en la investigación educativa. Revista Interritorios 4(7), 164-183.

Arfuch, L. (2016). El giro afectivo: Emociones, subjetividad, política. DeSignis 24, 245-254.

Bain, K. (2012). ¿Qué es la buena enseñanza? Revista de Educación de Facultad de Humanidades 4(1), 63-74.

Bénard Calva, S.M. (2019). (comp.) Autoetnografía: una metodología cualitativa. UAA.

Bolívar Botía, A y Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación. Enfoque y metodología. La Muralla.

Clandinin, D. y Connelly, F. (1995). Teachers’ professional knowledge landscapes. Teachers College Press.

Crego, M.V. (2022). La docencia secundaria argentina: un estudio biográficonarrativo de los profesores memorables en la escuela de educación secundaria Nº19 de Mar del Plata. Tesis de Doctorado en Educación, Universidad Nacional de Rosario.

Day, C. (2011). Pasión por enseñar. La identidad personal y profesional del docente y sus valores. Narcea.

Denzin, N. y Lincoln, Y. (2011). (compiladoras). Investigación cualitativa. Gedisa.

Hooks, B. (2021). Enseñar a transgredir: la educación como práctica de libertad. Capitán Swing.

Litwin, E. (1997) Las configuraciones didácticas. Una nueva agenda para la enseñanza superior. Paidós.

Lorde, A. (2016). Lo erótico como poder y otros ensayos. Bocavulvaria Ediciones.

Murcia, L. (2017). Relatos y experiencias de enseñanza memorable desde la voz de docentes nóveles de escuela secundaria. Tesis de Maestría en Educación. Universidad de San Andrés.

Porta, L. y Yedaide, M.M. (2013). La pasión educa: enunciaciones apasionadas de profesores memorables universitarios. Revista argentina de educación superior, 5(6).

Porta, L. (2017). La narrativa biográfica como magma de significaciones y cristalización de sentidos. Conferencia de Apertura de las II Fábrica de Ideas (Historias y Prácticas).

Porta, L. (2020). La expansión biográfica en investigación educativa. Movimientos y aperturas metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica, 16.

Porta, L. y Flores, G. (2012). La dimensión ética de la pasión por enseñar. Una perspectiva biográfico-narrativa en educación superior. Praxis 16.

Ramallo, F. y Porta, L. (2018). Una narrativa de las emociones para un momento de emergencia: genealogías posibles en la pedagogía. En Kaplan, C. (coord). Emociones, sentimientos y afectos: Las marcas subjetivas de la educación. Miño y

Dávila, 59-75.

Ramallo, F.; Porta, L. y Boxer, M. (2019). Tres (re)inscripciones performativas: dislocar la pedagogía, expandir la docencia e interrumpir el dolor social. Praxis Educativa 23(3), 1-13.

Redondo, P y Thisted, S. (1999). La escuela en los márgenes. En Puiggrós, A (compiladora). En los límites de la educación. Homo Sapiens.

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.

Sedgwick, E. K. (2018). Tocar la fibra: Afecto, pedagogía, performatividad. Alpuerto.

Sontag, S. (1984). Contra la interpretación y otros ensayos. Seix Barral.

Sontag, S. (2003). Ante el dolor de los demás. Alfaguara.

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Crego, M. V., Ramallo, F., & Porta, L. (2023). Pesquisar o ensino: Deslocamentos eróticos no estudo de professores memoráveis. Revista De La Escuela De Ciencias De La Educación, 2(18), 119–133. https://doi.org/10.35305/rece.v2i18.785

Edição

Seção

Dossier

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.