Masculinidades en la “Escuela de Agricultura y Ganadería «María Cruz y Manuel L. Inchausti»” (1934-1976)
Palavras-chave:
Escuela Inchausti, Escuela técnica, Historia, Universidad Nacional de La Plata, MasculinidadesResumo
Analisamos de forma panorâmica a primeira parte da história da escola Inchausti, que abrange o período desde a sua criação em 1934 até o início da última ditadura civil-militar em 1976. É uma instituição localizada na província de Buenos Aires, destinada quase exclusivamente a homens, dependente da Universidade Nacional de La Plata, que contava com sistema de internato. Damos conta dos seus diferentes planos de estudo, orientações, autoridades e principais mudanças ocorridas. Foram consideradas numerosas e variadas fontes escritas, complementadas por fontes orais de ex-alunos dos últimos anos considerados. Construímos uma série de períodos a partir das principais transformações no contexto regional, nacional e universitário.
Concluímos que a escola procurou diferenciar-se de outra instituição agrícola dependente da Universidade que havia sido dissolvida em 1928, razão pela qual propunha uma educação orientada para o trabalho “on the job” (que diminuiu ao longo dos anos) e que estava ligada à realidade regional. Assim, esteve ligada, pelo menos em parte, às propostas Fresquista e Peronista em vigor desde 1936 e 1946, respectivamente. No que diz respeito à última posição, houve também alguma simpatia que, depois de 1955, foi evitada pela UNLP.
Downloads
Referências
Butler, J. (2018). Cuerpo que importan. Sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”.Paidós.
Cabassi, R. (1984). Cincuentenario de la Escuela Práctica y de Agricultura “MARÍA CRUZ Y MANUEL L. INCHAUSTI” 1934-1984. Universidad Nacional de La Plata.
Carasatorre, R. (1957). Memoria sobre el internado de la escuela Inchausti. Universidad Nacional de La Plata.
Cattaruzza, A. (2009). La Historia de la Argentina. 1916-1955. Siglo XXI.
Carrizo, G. (2009). “Educación y masculinidad en un Colegio técnico de la Patagonia argentina: el caso de los salesianos en Comodoro Rivadavia durante la primera mitad del siglo XX”. CPU-e Revista de Investigación educativa, 9, 1-22.
Di Piero, E. (2022). Escuela secundaria y desigualdad. Meritocracia e igualitarismo en secundarias universitarias en La Plata. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Aique.
Elissalde, R. (2021, 4 de noviembre). Concepción Unzué de Casares, una benefactora. La prensa online. https://www.laprensa.com.ar/Concepcion-Unzue-de-Casares-una-benefactora-508576.note.aspx
Escuela de agricultura y ganadería “ María Cruz y Manuel Inchausti” (1949). Reglamento interno del año 1949. Universidad Nacional de La Plata.
Fabbri, L. (2021). Masculinidad. En S. Gamba y T. Diz (Coord.), Nuevo diccionario de estudios de género y feminismo, 381-386. Biblos.
Fuentes, S. (2021). Cuerpos de elite: educación, masculinidad y moral en el rugby. Prometeo.
Gentile, E. y Vallejo, G. (1999). De los internados al hogar estudiantil el hábitat en los proyectos pedagógicos de la UNLP (1905/10-1924). En H. Biagini (Comp.), La Universidad de la Plata y el movimiento estudiantil, desde sus orígenes hasta 1930, 87-111. EDULP.
Gutiérrez, T. (2005). Estado, educación y sociedad rural en la región pampeana, 1897-1955. [Tesis de Doctorado, Universidad Nacional de La Plata]. Publicado en repositorio institucional: https://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/3034
Gutiérrez, T. (2015). Del hogar agrícola a los maestros queseros: La escuela granja de Tandil (Argentina), 1915-1960. Quinto sol, 19 (2):1-26.
Gutiérrez, T. (2019). Escuela, agro y mujer. Provincia de Buenos Aires, 1983-2018. Cuadernos de Humanidades, 31.
Jorge Navarro, M. (2012). Educación técnica rural en Argentina (1910-1960). Revista Escuela de Historia; 11, 2; 1-22.
Kopelovich, P. (2020). La construcción de masculinidades en los internados del Colegio Nacional de La Plata (Argentina, 1910-1920). Revista HISTEDBR On-line 20, 1-26.
Kopelovich, P. (2022). Departamento de Cultura Física de la Universidad Nacional de La Plata (1929-1946). Producción, transmisión, circulación, resignificaciones y resistencias de masculinidades y feminidades en la enseñanza media. [Tesis de Doctorado, Universidad Nacional de La Plata]. Publicado en repositorio institucional: https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=tesis&d=Jte2388
Kopelovich, P. (2023). Escuela nueva y educación física en la escuela de varones “Joaquín V. González” de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 1929-1946). Voces De La educación, 8(15), 3–38.
Levene, R. (1936). Fuerza transformadora de la Universidad Argentina. El Ateneo.
Lionetti, L. (2011). Discursos, representaciones y prácticas educativas sobre el cuerpo de los escolares. Argentina en las primeras décadas del siglo XX. Cuadernos de Historia, 34, 31-52.
Méndez, A. (2013). El Colegio. La formación de una elite meritocrática en el Nacional Buenos Aires. Sudamericana.
Miras, J y Camuso, R. (2019). Escuelas Agrotécnicas Salesianas. Sembrando con esperanza por un ciudadano comprometido. Anales de la Academia Nacional de Agronomía y Veterinaria, 72, 112-199.
Moretti, N. D. (2017). Cuestión social, niñez y educación profesional. La obra salesiana y la opción por los más pobres. Córdoba, Argentina (1905-1935). Quinto Sol, 21 (2), 1-26.
Orbuch, I. (2020). Peronismo y cultura física. Democratización, sociabilidad y propaganda.Imago Mundi.
Pauluchi Liceaga, C. (2024). Formación de preceptores y preceptoras en Escuela M. C. y M. L. Inchausti. [Trabajo de Especialización, Universidad Nacional de La Plata].
Pineau, P. (1999). Renovación, represión, cooptación. Las estrategias de la Reforma Fresco-Noble (Provincia de Buenos Aires, Década del 30). En: Ascolani, A. (coord.). La educación en Argentina. Estudios de historia. (pp. 223-239). Ediciones del Arca.
Pineau, P. (2021). Modernización, meritocracia y producción de élites: el Colegio Nacional de Buenos Aires (Argentina) en la primera mitad del siglo XX. Resgate - Revista Interdisciplinaria de Cultura, 29, 1-21.
Plencovich, M. (2013). La deriva de la educación agropecuaria en el sistema educativo argentino. Tesis doctoral. Universidad Nacional de Tres de Febrero y Universidad Nacional de Lanús.
Rascio, V. (1935). Informe del director de la Escuela Anexa del año 1934. Universidad Nacional de La Plata.
Reinke, M. (2023, 1° de julio). La escuela que se creó con la donación de cientos de hectáreas y apunta a una formación distinta. Diario La Nación. https://www.lanacion.com.ar/economia/campo/agricultura/como-es-la-vida-de-300-jovenes-que-hacen-queso-dulce-de-leche-y-soja-mientras-estudian-nid18012022/
Rodríguez, L. G. (2018). La Libertadora y el proceso de desperonización en la Universidad Nacional de La Plata (1955-1957). Hilos Documentales, 1 (1), 1-17. https://revistas.unlp.edu.ar/HilosDocumentales/article/view/5872
Serra, L. (2021). Educación Sexual Integral (ESI), varones y masculinidades. Tramas Y Redes, 1, 103-120.
Subirats, M. (1994). Conquistar la igualdad: la coeducación hoy. Revista Iberoamericana de Educación, 6, 49-78.
Universidad Nacional de La Plata (1931). Boletín anual. La Plata.
Universidad Nacional de La Plata (1934). Boletín anual. La Plata.
Universidad Nacional de La Plata (1937). Memoria de la UNLP 1936. División de Publicaciones, Informaciones, Prensa y Actos: La Plata.
Universidad Nacional de La Plata (1938). Memoria de la UNLP 1937. División de Publicaciones, Informaciones, Prensa y Actos: La Plata.
Universidad Nacional de La Plata (1949). Memoria de la UNLP 1948. División de Publicaciones, Informaciones, Prensa y Actos: La Plata.
Universidad Nacional de La Plata (1954). Memoria de la UNLP 1953. División de Publicaciones, Informaciones, Prensa y Actos: La Plata.
Universidad Nacional de La Plata (1955). Expediente n° 6819, mesa de entradas. 17 de octubre de 1955.
Vallejo, G. (2007). Escenarios de la cultura física argentina. Ciudad y universidad (1882-1955). Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
Vasilachis de Gialdino, I. (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Gedisa.
Vidal, J. (1934). Discurso pronunciado por el director de la escuela Inchasuti con motivo de la inauguración de la misma. Universidad Nacional de La Plata.
Viveros Vigoya, M. (2018). Les couleurs de la masculinité. Expériences intersectionnelles et pratiques de pouvoir en Amérique latine. París Edición La Découverte.
Zabalgoitia Herrera, M. (2019). Género, masculinidades y educación superior en México. Un estado de la cuestión. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, 29, 4-30.
Páginas web consultadas
Escuela Práctica y de Agricultura “MARÍA CRUZ Y MANUEL L. INCHAUSTI”. https://inchausti.unlp.edu.ar/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pablo Kopelovich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.