ENSINO E APRENDIZAGEM POR PROJETOS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Anice Ilu Instituto de Formación Docente Continua Villa Regina

DOI:

https://doi.org/10.35305/rece.v1i19.821

Palavras-chave:

Proyectos, Didáctica, Formación docente , Autonomía, Bimodalidad

Resumo

A proposta didático-pedagógica de Ensino e Aprendizagem Baseada em Projetos (EABP) ganhou uma nova centralidade recontextualizada nas necessidades e demandas da educação do século XXI. Por outro lado, apesar de estar incluída como prioridade nos desenhos curriculares e ser uma bandeira do programa nacional “Transformando o ensino secundário”, na Argentina existem poucas experiências de nível superior. O objetivo deste artigo é problematizar esta desarticulação ancorada na formação inicial de professores através da experiência da EABP desenvolvida em um Instituto de Formação Continuada de Professores na Argentina. Nas desarticulações entre o ensino superior e a atuação didático-pedagógica exigida dos professores do ensino médio, encontramos uma vaga que exige investigação e nos permite concluir a necessidade de gerar experiências na formação docente que estabeleçam os alicerces e/ou ampliem as fronteiras da EABP. Isto inclui a virtualidade e as alternativas tecnológicas numa relação mais direta com as realidades emergentes e como andaimes para as trajetórias de estudantes, futuros profissionais e sujeitos de transformação social.

 

Palavras-chave: projetos; didática; treinamento de professor; autonomia; bimodalidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anijovich, R. (2009). La evaluación de los aprendizajes como objeto de estudio y campo de prácticas. Nuevas miradas sobre la evaluación de los aprendizajes. Archivos de Ciencias de la Educación (4a. época). http://www.fuentesmemoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.4081/pr.4 081.pdf

Anijovich, R. y González, C. (2011). Evaluar para aprender: conceptos e instrumentos. Aique Grupo Editor.

Benito, P., Glant, M. y Romano, M. (2022). Incidencia del aprendizaje basado en proyectos en los enfoques de aprendizaje dentro del contexto de educación a distancia. Revista de investigaciones científicas de la universidad de Morón, (6) 11.https://repositorio.unimoron.edu.ar/bitstream/10.34073/298/1/4Incidenc ia%20del%20aprendizaje%20basado%20en%20proyectos.pdf

Bixio, C. (2013). Maestros del siglo XXI. Homenaje a Paulo Freire. Homo Sapiens.

Cossettini, O. (1935). Escuela serena. Apuntes de una maestra. https://drive.google.com/file/d/1j9HBscE58ovaaqAgIlT0knJz1T7EU6LZ/vi ew

Cullen, C. (2000). Crítica de las razones de educar. Temas de filosofía de la educación. Paidós.

Delors, J. (1994). Los cuatro pilares de la educación. La Educación encierra un tesoro. El Correo de la UNESCO, 91-103. https://www.uv.mx/dgdaie/files/2012/11/CPP-DC-Delors-Los-cuatro- pilares.pdf

Dewey, J. ([1916]1998). Democracia y educación. Ediciones Morata.

Díaz Barriga, F. (2006). Cognición situada y estrategias para el aprendizaje significativo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, (5)2. http://redie.uabc.mx/redie/article/view/85/1396 Furman, M. (2021). Enseñar distinto. Siglo XXI.

Furman, M. (2021). Aprendizaje basado en problemas. Aprendizaje cooperativo. Aprendizaje basado en proyectos. Las preguntas educativas. CIAESA. http://www.laspreguntaseducativas.com/

Frigerio, G. (2011). Educar: figuras y efectos del amor. La Hendija.

Guerrero, E. y Calero, J. (2013). El aprendizaje basado en proyectos como base metodológica en el grado de Educación Social. Revista de Intervención Socioeducativa, 53, 73-91. https://www.researchgate.net/publication/327161749_El_aprendizaje_basado_en_proyectos_como_base_metodologica_en_el_Grado_de_Educacion_SocialEducacion_social

Jara, M. y Blanco, L. (2006). El lugar de la historia en los diseños curriculares de la provincia de Río Negro. Entre reformas y contrarreformas. Reseñas de enseñanza de la historia (4). https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/3932

Kilpatrick, W. (1922). The project method, the use of the purposeful act in the educative process. University of Michigan library.

Ministerio de Educación y Derechos Humanos de Río Negro. (2017). Diseño Curricular Escuela Secundaria Río Negro. https://educacion.rionegro.gov.ar/files/seccion_238/anexo-1-diseno- curricular-esrn.pdf

Morín, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Paidós.

Parkhurst, H. (1922). Educación sobre el plan Dalton. EP Dutton & Company.

Sanjurjo, L. (2003). Volver a pensar la clase. Las formas básicas de enseñar. Homo Sapiens.

Sardi, V. (2011). De artesanos y artesanías en la enseñanza de la literatura. Revista Texturas, XII. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/programas/pp.10649/pp.10649.pdf

Transformar la escuela secundaria. (2018). La Enseñanza y Aprendizaje Basados en Proyectos (EABP). Jornada Intersectorial de Debate. https://docplayer.es/91268775-Documento-la-ensenanza-y-aprendizaje- basados-en-proyectos-eabp.html

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Ilu, A. (2024). ENSINO E APRENDIZAGEM POR PROJETOS COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De La Escuela De Ciencias De La Educación, 1(19). https://doi.org/10.35305/rece.v1i19.821

Edição

Seção

Artículos científico-académicos