DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA DE FORMAÇÃO PARA TRABALHO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CÓRDOBA-ARGENTINA
Palavras-chave:
Política educativa, Educación técnico profesional, Nivel secundario, Curriculum, Formación para el trabajoResumo
Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca analisar comparativamente três propostas curriculares na modalidade de Educação Profissional Técnica (ETP) de nível médio em Córdoba, Argentina: escola técnica, escola ProA e ESFP. Através da análise documental, estuda-se a oferta formativa para o trabalho que cada um contempla com o objetivo de identificar as suas semelhanças, variações e critérios para responder às necessidades do mundo laboral e do contexto socioeconómico local. A investigação exploratória realizada permite uma primeira avaliação da adequação dos currículos à modalidade ETP, identificando grupos-alvo, áreas de conhecimento e critérios de organização institucional. Neste sentido, o artigo pretende contribuir para a discussão sobre as particularidades que a ETP adquire no contexto atual e o seu papel no desenvolvimento social e económico da província de Córdoba. Destaca-se a importância de considerar a pertinência e relevância dos conteúdos ministrados para garantir a igualdade de oportunidades na formação para um emprego de acordo com as exigências do mercado de trabalho.
Downloads
Referências
Almandoz, M. R. (2010). Políticas para la educación técnico profesional en la Argentina. En Educación y trabajo: Articulaciones y políticas (pp. 233-274). Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación (IIPE) - UNESCO.
Ball, S., Maguirre, M., & Braun, A. (2012). How schools do policy. Policy enactmentes in secondary schools. Routledge.
Bernstein, B. (1988). Clases, códigos y control. Estudios teoréticos para una sociología del lenguaje. Akal.
Córdoba (2018). Resolución 1613, del 25 de noviembre. Funciones, general y específicas, del "Coordinador de Curso". Ministerio de Educación.
Córdoba (2008). Ley 9511, del 20 de agosto de 2008. Adhesión de la provincia de Córdoba a la Ley Nacional Nº 26.058 de Educación Técnico Profesional. Gobierno de Córdoba.
Davini, M. C. (1998). El currículo de formación del magisterio en la Argentina. Planes de estudio y programas de enseñanza. Revista Propuesta Educativa, 9(19), 36-46.
De Alba, A. (2004). Entrevista: «Lo peor que podemos hacer es copiar un proyecto curricular sin tener un análisis político propio» [Universidad Nacional del Litoral]. https://www.unl.edu.ar/noticias/news/view/de_alba_lo_peor_que_podemos_hacer_es_copiar_un_proyecto_curricular_sin_tener_un_an%C3%A1lisis_pol%C3%ADtico_propio
De Alba, A. (2013). Currículum: Crisis, mito y perspectiva. Miño y Dávila.
Filmus, D. (2016). Pensar el kirchnerismo Lo que se hizo, lo que falta y lo que viene. Siglo XXI Editores.
Gairín Sallán, J. (1999). La organización escolar: Contexto y texto de actuación. La Muralla.
Gallart, M. A. (2006). La escuela técnica industrial en Argentina: ¿un modelo para armar? Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en la Formación Profesional (CINTERFOR) - OIT.
García Delgado, D., & Gradin, A. (2017). Documento de trabajo No 5. El neoliberalismo tardío: Teoría y praxis. FLACSO Argentina.
Glaser, B., & Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory. Aldine Tramsaction.
Goodson, I. (2000). El cambio en el curriculum. Octaebro.
Lascoumes, P., & Le Galès, P. (2005). Gouverner par les instruments. Presses de Sciences Po.
Maturo, Y. D. (2017). El trabajo del director en la Educación Técnico Profesional (ETP): Entre la gestión y la rendición de cuentas. En La escuela secundaria. Cuando la política llega a la escuela. (pp. 173-194). Miño & Dávila.
Maturo, Y. D., & Rubio, A. M. (2008). La Transformación Educativa en las ex—Escuelas técnicas de Córdoba (1996 – 2005): Una mirada desde el currículum [Tesis de Licenciatura, Universidad Nacional de Córdoba]. https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/552
Ministerio de Educación de Córdoba. (2011). Propuesta curricular Primer Ciclo de la Modalidad Técnico Profesional. Educación secundaria. Gobierno de Córdoba.
Miranda, E., & Lanfri, N. (Eds.). (2017). La educación secundaria. Cuando la política llega a la escuela. Miño y Dávila.
Neiman, G., & Quaranta, G. (2006). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En I. Vasilachis, Estrategias de investigación cualitativa (pp. 213-238). Editorial Gedisa.
Sosa, M. (2016). Las cifras de la Educación Técnico-Profesional a 10 años de la Nueva Ley. Novedades Educativas, 306, 10-14.
Terigi, F. (2007). Los desafíos que plantean las trayectorias escolares. III Foro Latinoamericano de Educación “Jóvenes y docentes. La escuela secundaria en el mundo de hoy”. Buenos Aires.
Terigi, F. (2011). Ante la propuesta de “nuevos formatos”: Elucidación conceptual. Quehacer Educativo, 101, 15-22.
Trujillo Rodriguez, N. (2004). Criterios para el Análisis del Diseño Curricular. En S. Castañeda, Educación, aprendizaje y cognición. Teoría en la práctica (pp. 107-122). Editorial Manual Moderno.
UNICEF. (2017a). Diseño y fundamentos de una Nueva Escuela para Adolescentes. UNICEF Argentina. https://www.unicef.org/argentina/media/10166/file/Planea-disenio-fundamentos.pdf
UNICEF. (2017b). Políticas educativas para transformar la educación secundaria. Estudio de casos a nivel provincial. Primera Etapa. UNICEF Argentina.
UNICEF. (2020). Red de Conducción PlaNEA. Materiales y orientaciones para los equipos de gestión institucional. UNICEF Argentina. https://www.unicef.org/argentina/media/10176/file/plnea-red-conduccion.pdf
Wiñar, D. (2001). Políticas públicas de formación laboral: El caso del sector educación de la ciudad de Buenos Aires. OIT/Cinterfor. https://www.oitcinterfor.org/node/6164
Zacarías, I., & Torre, E. (2024). Repensar el curriculum para transfor-mar la secundaria Estudio de tres casos de provincias argentinas. Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento (CIPPEC) y UNESCO.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yanina Débora MATURO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.