Práticas de avaliação para a aprendizagem em salas de aula do ensino primário: obstáculos e oportunidades expressados pelos docentes.
obstáculos y oportunidades que expresan los y las docentes
DOI:
https://doi.org/10.35305/rece.v2i19.847Palavras-chave:
Evaluación para el aprendizaje, Docentes, Escuela primaria , TallerResumo
En pesquisa educativa, há consenso na necessidade de implementar práticas de avaliação de acordo com perspectivas construtivistas de ensino e que promovam a aprendizagem. No entanto, na realidade, são enfrentados obstáculos e oportunidades decorrentes do contexto e das condições em que os docentes se encontram. Para compreender as práticas educativas que estão sendo realizadas nas escolas primárias e refletir sobre elas, foi realizado, na cidade de Tandil, um workshop com uma especialista na área. Antes do workshop, os docentes participantes (33) completaram um questionário, cujas respostas são consideradas neste estudo. Procedeu-se à categorização conforme o referencial teórico adotado, focado na avaliação integrada no processo de aprendizagem, na diversidade de estratégias e no feedback, realizando três análises complementares. Concluiu-se que, de acordo com o discurso sobre as práticas avaliativas dos docentes participantes, observa-se uma integração gradual de conceitos associados à avaliação orientada para a aprendizagem. No entanto, identificaram-se tensões relacionadas às condições de trabalho e ao ambiente social, o que limita a implementação plena de estratégias para estabelecer uma avaliação centrada na aprendizagem nas salas de aula das escolas primárias.
Downloads
Referências
Allal, L. (1983). Évaluation formative: entre l’intuition et l’instrumentation. Mesure et évaluation en éducation, 6 (5), 37-57.
Anijovich, R. (comp.) (2010). La evaluación significativa. Paidós.
Anijovich, R. y Capelletti, G. (2017). La educación como oportunidad. Paidós
Black, P. y Wiliam, D. (2009). Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 21, 5-31.
Bloom, B.; Hastings, J. T. Madaus G. F. (1971). Handbook on formative and summative evaluation of student learning. McGraw-Hill.
Brookhart, S. M. (2009). Editorial, Educational Measurement: Issues and Practice, 28 (1) 1-2.
Buendía Eisman, L.; Carmona Fernández, M.; Gonzáles Gonzáles, D. y López Fuentes, R. (1999). Concepciones de los profesores de educación secundaria sobre evaluación. Educación XXI, 2(1) 125-154. Disponible en https://revistas.uned.es/index.php/educacionXX1/article/view/377/328
Contreras Valenzuela, I.; Rittershaussen, S.; Solís,C.; Nuñez, C. y Vasquéz, N. (2012). Cómo abordan los profesores principiantes la evaluación la evaluación de los aprendizajes de sus alumnos: un estudio de caso. Actas del III Congreso sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional de la docencia, p. 10-16.
Cruzado Saldaña, J. J. (2022). La evaluación formativa en la educación. Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo, 13(2), 149-160. https://doi.org/10.33595/2226-1478.13.2.672
Martínez Aznar, M.M; Martín del Pozo, R. Rodrigo Vega, M.; Varela Nieto, M. P.; Fernández Lozano, M. P. y Guerrero Serón, A. (2001). ¿Qué pensamiento profesional y curricular tienen los futuros profesores de ciencias de secundaria? Enseñanza de las Ciencias, 19 (1) 67-87.
Martínez Rizo, F. (2012). La evaluación formativa del aprendizaje en el aula en la bibliografía en inglés y francés. Revisión de literatura Revista Mexicana de Investigación Educativa, 17 (54), 849-875.
McMillan, J. H. (ed.) (2007). Formative Classroom Assessment: Theory into Practice.Teachers College Press.
Mellado Hernández, M. H. y Chaucono Chatrinao, J.C. (2015). Creencias pedagógicas del profesorado de una escuela rural en el contexto mapuche. Actualidades investigativas en educación. 15(3), 1-19
Merula, M. y Thiery, M. (2023). Experiencias docentes con prácticas de evaluación formativa en educación a distancia universitaria. ¿Qué significa hablar de evaluación formativa en la universidad? Tecnología, Ciencia y Educación, 26, 89-108. https://doi.org/10.51302/tce.2023.18719
Mottier López, L. (2010). Evaluación formativa de los aprendizajes. Síntesis crítica de los trabajos francófonos. En: Anijovich, R. (2010). La evaluación significativa. Paidós.
Perrenoud, P. (1991). Pour une approche pragmatique de l’évaluation formative, Mesure et évaluation en éducation, 13 (4), 49-81.
Sanmartí, N. (2022). Prólogo. En: Fernández, J. y Morales,M. La evaluación formativa. SM.
Santos Guerra, M. A. (1993). La evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Cuadernos de pedagogía, 215.
Santos Guerra, M.A. (2003). Una flecha en la diana: la evaluación como aprendizaje. Narcea.
Scriven, M. (1967). The metodology of evaluation. En: Tyler, R.; Gagné, R. y Scriven, M. (Eds.). Perspectives of Curriculum Evaluation. Rand McNally.
Señoriño, O.; Vilanova, S.; García, M.; Natal, M. y Lynch, M. (2012). Concepciones sobre evaluación en profesores de formación: Un estudio comparativo entre alumnos de profesorado de las facultades de ciencias exactas y naturales y humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina. Revista de evaluación educativa, 1 (2).
Talanker, V. (2015). La importancia de la evaluación formativa. Educación Química, 26, 177-179
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 María de los Angeles Fanaro, Mariana Elgue, Maria Alejandra Domínguez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.