Problemas na divulgação de dados educacionais e no tratamento de sua confidencialidade na Argentina

Autores

  • Pablo De Grande Universidad del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Instituto de Estudios Histórico Sociales (IEHS-IGEHCS); CONICET,

Palavras-chave:

Información educativa, gobierno abierto, confidencialidad, confiabilidad, accesibilidad

Resumo

O artigo propõe avaliar a modalidade de publicação de dados da Secretaría de Evaluación e Información Educativa  do Ministerio de Educación de la Nación da Argentina. Examina-se a acessibilidade e a confiabilidade por ele alcançadas, a partir da revisão das resoluções de reivindicações de acesso à informação pública e da análise do esquema de proteção que o Ministério aplica à informação publicada. Os principais resultados destacam um cenário de superproteção de dados – em termos de exclusão de especialistas e do público em geral do acesso a informações públicas relevantes – combinado com uma fragilidade marcante do esquema de proteção, que não segue nenhum padrão comprovado e expõe informações consideradas confidenciais em de forma irrestrita. Esta investigação pode facilitar exercícios comparativos entre países da região com o objectivo de enriquecer as experiências uns dos otros, aprender com os seus erros e sugerir caminhos para melhorar a disponibilização de informação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agencia de Acceso a la Información Pública (2019). Resolución 2019/80 de la Agencia de Acceso a la Información Pública. Reclamo Magioncalda al Ministerio de Educación de la Nación. https://www.argentina.gob.ar/sites/ default/files/resol-2019-80-apn-aaip.pdf

Agencia de Acceso a la Información Pública (2023). Resoluciones de la Agencia de Acceso a la Información Pública (RESOL-2021-230-APN-DNPDPAAAIP, RESOL-2022-61-APN-AAIP, RS-2018-13-APN-AAIP). https:// www.argentina.gob.ar/aaip/buscador-normativa

Aveldaño, A, Morales, A. y Ale, A. (2016). El derecho de acceso a la información pública en Argentina. Presentado en XVII Congreso Nacional y VII Congreso Latinoamericano de Sociología Jurídica. Tucumán (Argentina) (2016, Octubre 5-7).

Basterra, M. I. (2017). La ley 27.275 de acceso a la información pública. Una deuda saldada. Revista de derecho público, 1, 11-42.

Bonelli, S. (2021). Sistemas nominales de información educativa. Argentinos por la Educación.

Bray, S. W. (2020). Implementing cryptography using Python. Indianapolis: John Wiley & Sons.

Chávez, H. E. G., Novoa, A. E. S. y Huanca, M. M. (2022). Comparación de los derechos educativos en México, Colombia y Argentina. En S. Sevilla-Vallejo y R. Castrillo Soto (eds.) Desafíos y retos de la educación en tiempos de pandemia: Aproximaciones educativas desde la ética, la lingüística y la literatura (pp. 153-172).

De Grande, P. (2019). El problema, ¿está en la casa? Relaciones personales y exclusión educativa en la Ciudad de Buenos Aires (2001-2010). Páginas de Educación, 12, 49-74.

Dirección de Información y Estadística Educativa (2023a). Bases Usuarias Relevamiento Anual. Documento Metodológico. Ministerio de Educación de la ciudad de Buenos Aires.

Dirección de Información y Estadística Educativa (2023b). Aprender 2022. Educación primaria. Informe nacional de resultados. Ministerio de Educación de la ciudad de Buenos Aires.

Dirección de Información y Estadística Educativa (2023c). Aprender 2022. Educación secundaria. Informe nacional de resultados. Ministerio de Educación de la ciudad de Buenos Aires.

El cronista (2023, Enero 27). El salario inicial docente es la mitad del mínimo para no ser pobre. https://www. cronista.com/economia-politica/el-salario-inicial-docente-es-la-mitad-del-minimo-para-no-ser-pobre/.

Esquivel-Quirós, L. G., Barrantes, E. G. y Darlington, F. E. (2019). Marco de medición de la privacidad. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (31), 66-81.

Fung, B. C., Wang, K., Chen, R. y Yu, P. S. (2010). Privacy-preserving data publishing. ACM Computing Surveys, 42(4), 1–53.

Guadagni, A. A. (2018). Los salarios docentes en el mundo y en Argentina. Boletines del Centro de Estudios de la Educación Argentina, 69, 3-11.

Instituto de Investigaciones en Gestión, Desarrollo y Control de Organizaciones (2023). Encuesta nacional: percepciones de la Educación Argentina. Buenos Aires.

Instituto Nacional de Estadísticas y Censos (2012). Códigos de las unidades geográficas utilizadas en el Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas 2010. Buenos Aires: INDEC.

Samarati, P. y Sweeney, L. (1998). Protecting Privacy when Disclosing Information: k-Anonymity and its Enforcement Through Generalization and Suppresion. In, Proceedings of the IEEE Symposium on Research in Security and Privacy (pp. 384–393).

Sánchez, S., Domínguez, P. y Velásquez, L. (2018). Hashing: Técnicas y Hash para la Protección de Datos. Documento de trabajo, Universidad Tecnológica de Panamá.

Suasnábar, J.M. y Valencia, D. (2022). El uso de información estadística gubernamental para caracterizar desigualdades sociales y educativas en los territorios. Propuesta Educativa, 31(57), 58-74.

Tiramonti, G. (2019). La escuela media argentina: el devenir de una crisis. Propuesta Educativa, 51, 78-92.

Publicado

2025-01-06

Como Citar

De Grande, P. (2025). Problemas na divulgação de dados educacionais e no tratamento de sua confidencialidade na Argentina. Revista De La Escuela De Ciencias De La Educación, 1(20). Recuperado de https://revistacseducacion.unr.edu.ar/index.php/educacion/article/view/865

Edição

Seção

Artículos científico-académicos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.